DICAS DE ONDE PESQUISAR

Se você está perdido e não sabe por onde começar a pesquisar e como encontrar informações sobre o país que representa, não se preocupe, pois nesse post trazemos todas as dicas necessárias!

1. Guia de Estudos, Dossiês e Posts no Blog

Os materiais preparados pela nossa equipe contém tudo o que você precisa conhecer sobre a temática do comitê. Eles são as fontes principais que vão nortear toda a sua pesquisa. Vocês encontrarão informações sobre o que é o tráfico internacional e a repatriação de bens culturais, e qual a relação do seu país com esses temas.

2. Livros de história e sites de museus

Sabe aquela aula de história geral, aquele livro e sites na internet sobre a matéria? Então, para o nosso comitê eles são ótimas fontes de pesquisa. Pesquise sobre os aspectos políticos, econômicos, geográficos, sociais, históricos e culturais do país que você está representando. Busque conhecer sobre os povos e civilizações que habitaram o território do seu país e a herança material deixada por eles, assim como as guerras e as invasões que ocorreram. Diante disso, busque conhecer os principais museus, sítios arqueológicos e bens culturais do país; visite os sites e veja como eles são/estão.

https://whc.unesco.org/en/list/ – Lista do Patrimônio Mundial por país declarados pela UNESCO

https://icom.museum/en/our-actions/heritage-protection/red-lists/ – Listas do Conselho Internacional de Museus sobre os bens culturais mais vulneráveis ao redor do mundo

3. Órgãos nacionais

Busque informações sobre as leis e a atuação do seu país através dos canais oficiais do governo, como Ministério da Cultura, e de organizações nacionais sobre o assunto, como institutos de museus, órgãos de proteção ao patrimônio cultural e polícias. Alguns países, como o Egito, possuem ministérios próprios para lidar com a questão do patrimônio cultural e das antiguidades, assim como áreas da polícia nacional voltadas para o combate ao tráfico de bens culturais.

https://en.unesco.org/cultnatlaws/list – Banco de dados da UNESCO com a toda a legislação nacional sobre bens culturais de todos os países

https://www.obs-traffic.museum/browse_map – Observatório Internacional sobre o Tráfico de Bens Culturais (ICOM), contém informações sobre o assunto de todos os países

4. Notícias

Notícias são uma excelente fonte de informações, principalmente para saber os acontecimentos recentes envolvendo o seu país. Então, busque notícias sobre o tráfico internacional e a repatriação de bens culturais nos jornais e canais de informação internacionais e do seu próprio país.. Mas atente-se a procedência da notícia.

https://www.theartnewspaper.com/ – Jornal sobre o mundo da arte

https://en.unesco.org/fighttrafficking – Página da UNESCO sobre o combate ao tráfico de bens culturais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: