O QUE É A UNESCO?

Olá delegades, esperamos que estejam todes bem!
Para dar início às postagens do nosso blog, o primeiro post vai ser inteiramente dedicado a ela, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Discutiremos um pouco mais sobre o que é essa organização internacional e qual a sua atuação e importância na proteção do patrimônio cultural ao redor do mundo.
Bons Estudos!

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), fundada em 16 de novembro de 1945, é a agência das Nações Unidas responsável por atuar nas áreas de Educação, Cultura, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Naturais e Comunicação e Informação. Atualmente com 193 Estados Membros, a organização busca fortalecer os laços e a cooperação entre as nações promovendo o patrimônio cultural, a igualdade entre todos os povos e culturas, programas e políticas científicas e educacionais, defendendo os direitos humanos e a justiça social, como também ajudando os países a adotarem padrões internacionais e administrar programas que fomentem o livre fluxo de ideias e o compartilhamento de conhecimento.

Particularmente, a UNESCO acredita que a cultura possui papel crucial no crescimento econômico, na gestão de recursos, na resolução de conflitos, na abordagem das desigualdades sociais e na reafirmação de identidades, e por isso deve ser reconhecida, valorizada, preservada e compartilhada, sendo um pilar essencial para o desenvolvimento e a promoção da paz no mundo. Diante disso, a organização se envolve com a comunidade internacional para a elaboração e aplicação de instrumentos normativos que garantam a salvaguarda do patrimônio mundial, o fortalecimento das indústrias criativas e que estimulem e protejam a diversidade cultural.

Diante disso, desde sua fundação, a UNESCO tem atuado fortemente pela proteção e preservação do patrimônio cultural, sendo o principal palco de discussões e mobilizações internacionais sobre essa questão. As suas diversas Convenções fornecem uma plataforma global única para cooperação internacional e são ferramentas para o desenvolvimento e implementação de políticas eficazes de salvaguarda da herança cultural da humanidade, dentre elas a Convenção Relativa às Medidas a serem Adotadas para Proibir e Impedir a Importação, Exportação e Transferência de Propriedades Ilícitas dos Bens Culturais, de 1970, principal e mais abrangente mecanismo internacional no que se refere ao tráfico internacional e a devolução/restituição de bens culturais.

Por meio dessas Convenções internacionais, a Organização busca construir uma maior cooperação e responsabilidades entre os Estados no que diz respeito à proteção dos bens culturais. Para além disso, a UNESCO também realiza diversas ações voltadas às demais áreas de atuação, desenvolvendo projetos de cooperação técnica em parcerias com Estados, sociedade civil e iniciativa privada, além de auxiliar os países na formulação de políticas públicas que estejam em sintonia com os seus objetivos e dos demais membros.

FONTES:

UNESCO. United Nations Education, Science and Culture Organization, 2021. Disponível em: https://en.unesco.org/ Acesso em: 29 jan. 2021.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: